Cristofoli Vinhos de Família

Rosé de Sangiovese 2020 - Lote 3

Rosé de Sangiovese 2020 - Lote 3

Os vinhos rosados possuem diferentes características de cor conforme a sua maneira de elaboração, e além da intensidade corante ideal, os enólogos sempre buscam vinhos frutados, leves e frescos. Apesar de estarem sendo redescobertos pelos brasileiros, estes vinhos nos desafiam muito a cada vindima, pois eles não são fáceis de vinificar, exigem muitos cuidados na adega.



O ponto de colheita das uvas é determinado pelo teor de açúcares das mesmas, e pelo teor de acidez, este monitoramento é determinante para que o vinho resultante tenha um potencial alcoólico adequado mas também mantenha o frescor que é necessário. Em 2020, colhemos as uvas Sangiovese na manhã do dia 06 de Fevereiro.



O Sangiovese vem de um vinhedo único, de propriedade da Família, localizado em Faria Lemos, num ponto alto, com o sol à nascente. A vindima de 2020 foi muito boa em qualidade, as uvas maturaram muito bem, graças ao nível de chuvas extremamente baixo e à boa amplitude térmica entre dia e noite.



Elaboramos o Rosé de Sangiovese prensando as uvas tintas inteiras, sem desengaçe. Para extrair a mínima cor que o vinho tem, ocorreu uma pequena maceração das cascas durante a extração do mosto, dentro da própria prensa pneumática.



Nesta colheita o mosto permaneceu em contato com as cascas por aproximadamente duas horas, e depois, pela prensagem, o líquido seguiu ao tanque para ser decantado efetuando a retirada da turbidez mais grosseira, e posteriormente se deu a fermentação alcoólica à temperatura média de 13º C.



A coloração é descrita como “casca de cebola”, no nariz é muito frutado, lembrando morango, cereja, até balinhas de iogurte, na boca é refrescante, com bom volume de boca e persistência.



A acidez destes vinhos, junto com a pouca presença de taninos, os torna particularmente adequados a pratos com alto teor de gordura e também com molhos de manteiga e natas, ou também com comida japonesa, salada ceaser e ceviche. Ele também é um refrescante vinho de aperitivo.



Aproveite e garanta já este vinho na sua adega, a produção é limitada! Compre conosco diretamente pelo WhatsApp, cliquei aqui



Compartilhe este conteúdo, assim mais pessoas saiberão como os vinhos rosés podem ser elaborados!


© Todos os Direitos Reservados - CRISTOFOLI INDÚSTRIA VINÍCOLA DO BRASIL LTDA | 02.337.801/0001-72